A Prática do Karate-do

 

A prática do Karate-do, é hoje compreendida em todo o Mundo, como uma disciplina psico-física e cultural. Muito mais que uma arte marcial, é uma arte de movimento e respiração, criada com o objectivo de adquirir coragemcortesiaintegridadehumildade e auto-controle, e aqui reside a sua essência, para além de outros factores de carácter atlético, como aperfeiçoamento físico-mental dos seus praticantes, através de uma prática salutar. Aspectos que vão desde o treino físico do sistema muscular, flexibilidade, sistema respiratório, coordenação motora, equilíbrio, etc. até ao treino mental de aperfeiçoamento da personalidade.

Esta arte de movimento e respiração, realiza a máxima latina «Mens sana in corpore sano», isto é, mente sã em corpo são, dividindo-se em várias vias, segundo o gosto dos seus praticantes, como seja: manutenção, lazer, reabilitação, recreativo, competição, cultura física, e ainda, defesa pessoal.

A natureza do treino de Karate-do é de modo a solicitar do corpo, movimentos em todas as direcções, e em coordenação, com os braços e as pernas. Não exige o trabalho de um lado do corpo em especial, ao contrário de muitas outras formas de actividade física, revelando-se como sendo um saudável trabalho físico, pelo desenvolvimento uniforme que proporciona.